Sobre

A criação da Comissão para Acompanhamento do Emprego de Geotecnologias no Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão na UFRJ (GEOTEC) em 2022, teve como objetivo inicial auxiliar na gestão da plataforma Arcgis Campus License recém adquirida pela UFRJ, que possibilitou acesso universal e ilimitado de todo o corpo social da universidade a essa tecnologia. Assume também esforços para a integração entre diferentes iniciativas e usuários, promovendo a convergência e fortalecimento da aplicação e disseminação de tecnologias GIS no ambiente acadêmico e administrativo.

O Plano Diretor 2030 da UFRJ teve a ideia de transformação digital como um de seus princípios norteadores e debateu em seus Grupos de Trabalho sobre a aplicação de geotecnologias no contexto da universidade. A partir dali ocorreram várias reuniões preliminares para verificar a melhor forma de fomentar o uso de Sistemas de Informação Geográfica na UFRJ. Participaram também destas reuniões vários usuários destes sistemas nas áreas de ensino, pesquisa e administração, como IGEO, POLI, COPPE, FAU, IPPUR, CCS,TIC e ETU.

A portaria nº 6.698/ 2022 consolidou a comissão que atua conforme seu regimento interno e trabalha para que a UFRJ possa ampliar sua capacidade de acompanhar a evolução do campo das geotecnologias. Acompanhada de outras universidades públicas como Unicamp, UNB e Unesp, esta comissão entende que avançar na aplicação de geotecnologias é essencial para a formação discente de excelência e para o constante aprimoramento dos docentes e dos pesquisadores comprometidos com a inovação.